Como Trabalhamos
Metologia do Programa Terapêutico do Desafio Jovem
Como o Programa do Desafio Jovem visa a abstinência total de qualquer consumo de drogas e outros comportamentos, os alunos são alvo de uma abordagem centrada no indivíduo, considerando-o como um todo. Trata-se de uma intervenção terapêutica em diferentes vertentes: física, psicológica, social e espiritual. Logo, o Programa compreende o envolvimento do aluno em várias atividades laborais, acadêmicas, psicossociais, lúdicas e espirituais. O objetivo é proporcionar aos residentes a aquisição de conhecimentos técnicos, profissionais, sociais e outras competências que, por sua vez, o ajudarão na inibição dos consumos, assim como facilitarão a sua integração sócio-profissional na sociedade.
Fases do Programa do Desafio Jovem
O programa de reabilitação do Desafio Jovem tem duração mínima de 12 meses, e é dividida em quatro fases.
1ª Fase – Fase de motivação: Abandono da Antiga Maneira de Viver.
Fase de motivação é o momento em que o jovem é levado (estimulado, direcionado, motivado etc.) a aceitar o desafio da transformação, a chave para esta fase do programa será determinação para trabalhar no sentido da mudança. Esta fase pode durar no mínimo dois meses.
2ª Fase – Aprendendo uma Nova Maneira de Viver.
É a fase onde o aluno é desafiado e treinado a aprender uma nova forma de vida e aplicar estes conceitos em suas práticas diárias. Esta fase pode durar no mínimo três meses e meio.
3ª Fase – Vivendo uma Nova Forma de Vida.
Esta fase de recuperação é um período em que o aluno esta em um processo de busca do saber (aprendizado) onde, e em cada situação ele aprende algo novo e é estimulado e orientado a viver aquilo que tem aprendido. Ele aprendera a importância da convivência com outras pessoas e a desenvolver atitudes saudáveis. O aluno aprenderá também a encarar a inescapável realidade da situação e os mecanismos para lidar com suas dificuldades. Esta fase pode durar no mínimo três meses e meio.
4ª Fase – Permanecendo na Nova Vida.
Esta fase é um tempo de avaliar o desenvolvimento do aluno no programa de Reabilitação do Desafio Jovem e avaliar se o interno alcançou estabilidade emocional, social, espiritual e conseqüentemente obtendo a necessária independência para retornar ao convívio da sociedade. É um estagio com menos regras para que o interno desenvolva seu potencial individual.
Isto significa que o residente tomara certas decisões que concederão a ele a oportunidade de aplicar o que aprendeu no dia a dia. Acompanhamento técnico-profissional coordenado por teólogos, pastores, e professores com vasta experiência nos diversos tipos de adição, tanto em álcool como em outras drogas.
Terapia ocupacional, espiritual, com relevância não só ao indivíduo, mas principalmente envolvendo a sua família com o propósito de reorientar a vida do recuperando e os valores morais e espirituais, restabelecendo assim os conceitos e valores sociais. Esta fase pode durar no mínimo três meses.