galdino

História do Desafio Jovem

TEEN CHALLENGE:

O Teen Challenge (Desafio Jovem) teve o seu início em Nova Iorque – EUA, quando, em 1958, o Pastor David Wilkerson se dirigiu aos “guetos” daquela cidade com a intenção de ajudar jovens dependentes de drogas, orientando-os na sua recuperação e reinserção social. O sucesso deste trabalho motivou a criação da Organização, que se estendeu a outras cidades americanas através de corporações autônomas, ainda que sob a mesma designação e seguindo a mesma filosofia. O Teen Challenge não se limitou, contudo, às fronteiras dos Estados Unidos. Progressivamente, foi-se estendendo a outras partes do globo, sendo uma organização conceituada e reconhecida pelos governos de vários países, devido ao grande sucesso alcançado na recuperação de Dependentes Químicos.

DESAFIO JOVEM DO BRASIL

Há mais de 45 anos, mais precisamente em outubro de 1972, chegava a Brasília o autor do livro “A CRUZ E O PUNHAL” (já traduzido para o português), o já lendário pastor norte-americano DAVID WILKERSON. Ele se notabilizara por ter sido preso no Fórum de Nova York, quando tentava defender sete jovens que haviam matado um adolescente numa cadeira de rodas, estando todos eles sob o domínio das drogas. O fato percorreu o mundo e o seu livro tornou-se best-seller, traduzido em várias línguas.

Esse pastor, jovem, magricela, simples, mas com um olhar firme e penetrante, que impressionava multidões com suas experiências junto a esses usuários de drogas, utilizando tão somente a Palavra de Deus e tendo a Bíblia como arma de libertação, despertou os brasileiros. Em especial os líderes e os jovens, para  uma cruzada de esperança para que o mesmo fenômeno ocorresse em nosso  país. Em pouco tempo começaram a surgir obras em todas as regiões do Brasil. Já havia um trabalho em Goiânia – “Movimento Jovens Livres” e outros surgiram, a maioria com a denominação Desafio Jovem, como a de Brasília, e outras como o Esquadrão da Vida, de Bauru, e o Movimento S-8, em Niterói. Seus dirigentes foram considerados os pioneiros desta obra extraordinária que cresceria em nosso país: Paulina e Paulo Brasil, Galdino Moreira Filho, Edmundo Munis Chaves, e através deles, dezenas de outras entidades foram criadas.

A história do Desafio Jovem do Brasil teve duas etapas. A primeira, de 1977 a  1982, quando foi fundada e teve como seu primeiro Presidente o saudoso Pr. Bernardo Johnson, responsável pela vinda de David Wilkerson ao Brasil, e grande amigo das obras de recuperação. A esse homem incansável, muito deve o Desafio Jovem do Brasil. Não podendo continuar na presidência da obra nacional, assumiu o cargo o então Diretor Executivo, Professor Galdino Moreira Filho, que presidiu até 1982. Ao se retirar da presidência, foi substituído pelo Pr. Nilton Tuller e logo depois pelo Pr. Carlos Alberto Leandro. Por razões diversas, a obra nacional foi se desativando e durante muitos anos ficou acéfala.

Restauração do Desafio Jovem do Brasil se deu em meados de 2003, o Pr. Galdino Moreira Filho, já afastado das lideranças nacionais, foi instado a restaurar o Desafio Jovem do Brasil, um dos objetivos do então Presidente do Global Teen Challenge, Rev. Don Wilkerson, e que  tinha grande interesse no Brasil. Depois  de muitos contatos, conversas e diálogos, foi realizada uma reunião em Guarulhos, reunindo poucos dirigentes de obras do Desafio Jovem, algumas ainda remanescentes daquela época de ouro da obra nacional.

Foi considerado um fato histórico e voltando as suas atividades desde então.

Pr. Galdino Moreira Filho (Fundador do DJBr)